Enter your keyword

Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Repeses, Viseu

1. WHO
KEY PEOPLE AND ORGANİSATİONS

School Name : Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Repeses, Viseu

Key Person Name : José Sousa /Dinis Saraiva

Web Page : www.eidh.pt

E-mail Address* : jose.sousa@aeidh.pt

KEY FİGURES

Total Student Number : 1952

Migrant Student Number :40

Total Teacher Number : 212

Guidance Teacher Number : 7

2. WHY

Reason For Taking The Network : O Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique tem vindo, nos últimos anos letivos, a desenvolver um conjunto de projetos que visam a promoção do sucesso escolar e a inclusão de alunos de outras nacionalidades e de etnia cigana bem como a promoção do diálogo intercultural. Destacam-se os projetos «A Escola e a Diversidade Cultural» e «Ser+ Cidadão».

Issues And Challenge : O Agrupamento depara-se com os seguintes desafios: * a integração dos alunos de etnia cigana e a escolarização das suas famílias; * a integração dos alunos de outras nacionalidades; * a sensibilização de todos os elementos das comunidade escolar para a riqueza da diversidade cultural, para o acolhimento e respeito por todos os que chegam de outros países e/ou daqueles que pertencem a outras culturas;

3. HOW

Methods / Steps / Tools Used : Através da implementação dos projetos «A Escola e a Diversidade Cultural» e «Ser+ Cidadão» e de outras dinâmicas do agrupamento. Procedimentos: • Conhecimento da diversidade linguística e cultural dos alunos; • contacto estreito com as famílias; • reuniões com entidades parceiras (CPCJ, Segurança Social, Cáritas…) • sessões de formação/sensibilização sobre outras culturas, em colaboração com diferentes parceiros e através da literatura infanto-juvenil; • formação de professores na área da educação intercultural; • Oficinas sobre aspetos culturais de outros países; • Acompanhamento dos alunos de outras nacionalidades e culturas;

4. REFLECTION

Lessons Learned : A integração dos alunos é facilitada pelo contacto direto com as famílias e o seu envolvimento (mediador e tutor).

Challenges Met : A aproximação das famílias dos alunos de outras culturas; A integração dos alunos migrantes; A promoção do sucesso escolar.

Critical Success Factors : Maior sucesso escolar. Estreitamento das relações de amizade entre alunos de diferentes culturas.