Enter your keyword

Escola Secundária José Falcão

1. WHO
KEY PEOPLE AND ORGANİSATİONS

School Name : Escola Secundária José Falcão

Key Person Name : Paulo Jorge Ferreira

Web Page : http://esjf.edu.pt

E-mail Address* : direcao@esjf.edu.pt

KEY FİGURES

Total Student Number : 985

Migrant Student Number :15

Total Teacher Number : 95

Guidance Teacher Number : 4

2. WHY

Reason For Taking The Network : Pela aceitação de todos os alunos que procuram a escola, desde que haja vaga; pela adesão ao intercâmbio AFS - Interculturas, promovido pelo Programa Gira-Mundos; pelo cuidado na integração nas turmas; apoios pedagógicos atribuídos; extraordinário acolhimento dos alunos pelos seus pares.

Issues And Challenge : Barreira da língua. Dificuldades do sistema educativo na resposta aos desafios.

3. HOW

Methods / Steps / Tools Used : - aceitação da inscrição / pedido de matrícula; - efetivação da matrícula e integração na turma; - integração na escola e no grupo-turma pelo Diretor de Turma, com a ajuda dos pares; - atribuição de apoios pedagógicos, de acordo com as dificuldades diagnosticadas; apoio no âmbito do Português Língua Não Materna, se necessário; - promoção de atividades de complemento curricular / lúdicas, de integração na escola. - atividades e acolhimento pela biblioteca escolas (sinalética em tantos idiomas quantos os dos jovens migrantes a frequentar a escola; empréstimo de manuais escolares durante todo o ano escolar; apoio na orientação do estudo; acolhimento afetivo de jovens visivelmente deslocados do seu ambiente familiar;dinamização de atividades de integração de culturas estrangeiras. - incentivo à participação ativa dos alunos na sala de aula - partilha de experiências e vivências culturais e civilizacionais diversas, mesmo no âmbito do estudo dos conteúdos da matriz curricular.

4. REFLECTION

Lessons Learned : Os jovens migrantes sentindo-se valorizados e acarinhados aumentam o seu rendimento escolar. O contacto com a diferença enriquece todos os alunos, em termos culturais. A partilha de vivências fomenta o valor da tolerância.

Challenges Met : Dificuldades ao nível da administração educativa (por exemplo, no âmbito do Português Língua Não Materna), que não permite a criação de uma turma com um reduzido número de alunos.

Critical Success Factors : Aceitação da diferença.